terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cuidados com a pele no verão


Chegar ao fim do verão com a pele saudável parece ser uma tarefa impossível - sol, cloro, água do mar, suor. São tantas ameaças que nem sempre sabemos como nos proteger corretamente. Embora pareça difícil, problemas como ressecamento, manchas e até micoses podem ser evitados com cuidados simples. O portal Minha Vida conversou com dermatologistas que revelaram seus truques e deram dicas para manter a pele hidratada e sem complicações na estação mais quente do ano.

Controle a oleosidade
"Uso sabonetes líquidos ou em espuma com ativos que controlam a oleosidade, depois aplico um tônico e finalizo com um bom hidratante matificante", diz a dermatologista Marcela Studart, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A dermatologista Suzy Rabello, do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, ressalta a importância de usarmos produtos específicos para o nosso tipo de pele. "Se necessário, higienizo também a área do peito e das costas, e nunca faço limpeza mais de três vezes por dia, pois a pele pode produzir mais sebo e até aumentar a oleosidade", afirma. Já o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas, no Rio de Janeiro, diz que deixa lenços umedecidos na bolsa, no trabalho ou no carro, apenas para retirar o excesso de oleosidade durante o dia. 

Dedos e virilha sempre secos para evitar micoses
Um dos problemas de pele mais comuns do verão são as micoses, principalmente por conta do aumento de suor e as visitas mais frequentes a praias e clubes. A dermatologista Marcela aposta no simples e efetivo: "Após o banho, é indicado secar bem as áreas de dobras, principalmente entre os dedos e virilha, para evitar frieiras e fungos", diz. Já o dermatologista Murilo afirma que os cuidados podem ir para além do banho, principalmente para quem sofre muito com o suor. "Uma dica é secar essas áreas com uma toalha de papel no intervalo do trabalho, ou mesmo o uso de talco nos pés", completa. Na piscina ou chuveiro do clube, lembre-se de calçar os chinelos e evitar pisar descalço no chão molhado.

Ressecamento da pele e dos fios também tem solução
Quem nunca ficou com a pele e os cabelos ressecados após uma temporada de água do mar e piscina com cloro? "Recomendo o uso de hidratantes para o corpo a base de ureia, vitamina E, alantoina e óleo de semente de uva diariamente após o banho para tratar a pele durante os dias de viagem", diz a dermatologista Marcela. No cabelo, a dica é usar leave-in e máscaras hidratantes com uma frequência maior. "Após o banho de mar ou piscina, vou logo lavar o corpo com água limpa, para retirar cloro e sal", lembra a dermatologista Marcia. 

Cuidados com o sol vão além do protetor solar
O uso do protetor solar é essencial para evitar queimaduras, pintas, manchas e o câncer de pele. Mas é preciso usá-lo corretamente ou então a proteção não é garantida. "Reaplico o produto a cada duas horas se estiver em áreas de grande exposição, como a praia, sem me esquecer dos óculos escuros, bonés ou chapéus, de preferência com abas grandes", diz Suzy Rabello. A dermatologista Marcela recomenda aumentar o fator de proteção quando a exposição for mais intensa. "O ideal é um FPS entre 30 e 40 para o dia a dia e acima de 50 na exposição, lembrando que os protetores em gel e fluido são menos resistentes à água e ao suor do que os cremes mais espessos", explica. Também devemos respeitar os horários menos críticos de exposição ao sol: antes das 10h e após as 16h, pois a concentração de radiação solar é maior entre 10h e 16h.

Hidratação não é feita só com creme
Uma pele saudável e hidratada não depende apenas do hidratante, afirmam os dermatologistas. "O uso de loções e águas termais também é bem-vindo para manter a pele sempre bem hidratada", conta Murilo Drummond. Além disso, ingerir dois litros de água por dia é essencial para manter todos os nossos órgãos irrigados e funcionando corretamente, e a pele não foge dessa regra. "Não adianta gastar dinheiro com diversos produtos se o mais importante, que é ter uma alimentação equilibrada e beber muita água, não está sendo feito".


Nenhum comentário: