quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Suécia é o melhor país para envelhecer e Brasil aparece na 31ª posição


Um estudo revelou que a Suécia é o melhor país para se envelhecer e o Afeganistão o pior. A análise, endossada pela ONU, mostrou ainda que o Brasil está na 31º posição, a melhor entre os emergentes do bloco BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul), mas atrás de latino-americanos, como o Chile, 19º, e o Uruguai, em 23º.

Os dados demonstraram que muitos países estão despreparados para lidar com uma população cada vez mais idosa. Suécia, Noruega e Alemanha ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking e, portanto, são os países melhores preparados para lidar com os desafios do processo de envelhecimento. Já os três piores lugares para se envelhecer são Tanzânia, Paquistão e Afeganistão.

A forma como os países cuidam de seus cidadãos idosos se tornará um tema cada vez mais importante, uma vez que o número de pessoas com mais de 60 deve aumentar dos atuais 809 milhões para mais de 2 bilhões em 2050, quando serão mais de um em cada cinco pessoas do planeta, destacou o informe.

A pesquisa revelou também que alguns países e regiões que estavam envelhecendo mais rápido já estavam se preparando para a mudança demográfica, como é o caso do Brasil. Diversas regiões estão investindo em ações que promovam a qualidade de vida e o envelhecimento saudável.

O Rio de Janeiro é um caso de sucesso nesta questão. Os projetos implementados pela Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, coordenados por Cristiane Brasil, tem em vista o avanço da expectativa de vida de forma saudável e ativa. As ATIs e as Casas de Convivência, por exemplo, promovem a socialização e estimulam a prática de exercícios, além de outras atividades visando o bem estar do idoso.

A diretora-executiva do HelpAge, grupo de defesa que compilou os dados, Silvia Stefanoni, disse que a falta de urgência no debate sobre o bem-estar dos mais velhos 'é um dos maiores obstáculos para responder as necessidades da população mundial em envelhecimento'.

Cientes desta necessidade, nós continuaremos dedicando nossos esforços para desenvolver um trabalho de qualidade tendo como objetivo a promoção do envelhecimento saudável. Esta é a missão da SESQV!

Fonte:G1

Nenhum comentário: