quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Reeducação alimentar na terceira idade


Nunca é tarde para aprender a se alimentar corretamente. Em qualquer idade, a reeducação alimentar colabora para equilibrar o peso e proporcionar melhor qualidade de vida. Isso também acontece na terceira idade. Nesta fase da vida em que o organismo enfrenta várias alterações fisiológicas e de metabolismo, uma boa alimentação é fundamental para garantir a saúde.

De acordo com a professora Aline Tibúrcio, coordenadora da Clínica de Nutrição da Unopar e responsável pelo Projeto Nutrição para Idosos, problemas com sobrepeso, hipertensão arterial e diabetes são comuns a partir dos 60 anos de idade. “Possivelmente a pressão alta e a diabetes estão associadas ao excesso de peso que observamos na maioria dos pacientes que atendemos na clínica”, esclarece. Ela atribui esses problemas à vida sedentária, consumo de muita fritura e alimentos industrializados e maus hábitos alimentares: “Entre os pacientes que vivem sozinhos, a maioria não cozinha em casa. Muitos não têm costume de comer frutas e verduras com frequência e não fazem a quantidade de refeições diárias recomendáveis”, explica.

Entre os cuidados nutricionais principais na terceira idade, Aline recomenda evitar o consumo excessivo de sal e açúcar. “À medida que envelhecemos nossa sensibilidade para os sabores doce e salgado vai diminuindo. Isso faz com que as pessoas de mais idade aumentem, às vezes sem perceber, a quantidade de sal e açúcar na alimentação. A ingestão de remédios também produz alterações no paladar”, alerta. Segundo a professora, o sal está diretamente relacionado à pressão arterial e o açúcar, ao sobrepeso e diabetes.

Ela também ensina a evitar o consumo de gordura, principalmente frituras. Outra dica é ficar atento à hidratação: “Nós dizemos que os idosos são desidratados crônicos. Isso acontece porque eles não sentem sede e diminuem radicalmente o consumo de água, o que não pode acontecer”, ensina. Também existem medicamentos que alteram o paladar, tornando o sabor da água ruim. “Essa é uma queixa comum entre os idosos. Nestes casos, ensinamos a adicionar sabor à água, como folhas de hortelã, por exemplo”, exemplifica.

Fonte: Coisa de Velho

Nenhum comentário: