quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Expectativa de vida aumenta e o número de idosos deve triplicar em 2050



Os avanços da tecnologia, da medicina e os investimentos na qualidade de vida aumentaram progressivamente a expectativa de vida no mundo. Com o Brasil não foi diferente e a expectativa é que até 2050 o número de cidadãos na terceira idade triplique, chegando a quase 50 milhões de acordo com os dados do IBGE.

O cenário é bem diferente dos anos 40, por exemplo, quando a população brasileira vivia, em média, até os 42,7 anos. Já no ano 2000, a expectativa era de 70,4 anos. Quem nascer em 2013, deve, segundo o instituto, passar dos 72 anos de vida.

Por outro lado, há menos gente nascendo no Brasil. Na década de 1940, as mulheres entre 15 e 49 anos tinham, em média, 6,2 filhos. Na virada do milênio, essa média de natalidade já tinha baixado para 2,3 filhos por brasileira. Ou seja, com gente vivendo mais e menor número de bebês chegando, a questão do envelhecimento da população da Terra está em pauta.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), hoje, uma em cada nove pessoas tem mais de 60 anos. Nos próximos dez anos, esse contingente vai superar a marca de 1 bilhão. Em 2050, 2 bilhões de pessoas estarão na terceira idade.

Diante desta realidade, é muito importante se preparar para atender a essa parcela da  população, que combina forças e fraquezas relevantes. Investir em ações que estimulem a qualidade de vida é fundamental. Além disso, os serviços devem ser pensados com um novo formato, visando atender a esta demanda especial.


Fonte: Coisa de Velho

Nenhum comentário: