terça-feira, 27 de agosto de 2013

Entendendo o Lúpus



Você sabe o que é o Lúpus, suas consequências e sintomas? A doença é um dos temas abordados na novela das 20h, mas muitas pessoas não sabem o que o diagnóstico significa e como o mal interfere na vida do paciente. O Lúpus é uma doença autoimune rara provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.

Quando apresenta a doença, o sistema de defesa do paciente ataca os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Em situações mais graves e raras (menos de 1% dos casos), o mal pode levar a alucinações e comportamentos psicóticos. A evolução da doença é imprevisível, com períodos de sofrimento e melhoria se alternando constantemente. Os diferentes formatos do Lúpus podem gerar um diagnóstico inicial errado, retardando o tratamento.

Segundo especialistas, a doença aparece com maior frequência em mulheres, dos 15 aos 45 anos, e há a suspeita de que causas genéticas estejam relacionadas a incidência do mal. Mesmo sendo conhecido há muitos anos, a medicina ainda desconhece muitas informações ligadas ao Lúpus.

Quando diagnosticado, o paciente precisa passar por um tratamento cuidadoso, amparado por médicos especialistas. Aquelas pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar uma vida normal. Já as que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Nenhum comentário: