terça-feira, 11 de junho de 2013

Lavar as mãos corretamente reduz a transmissão de doenças




O método mais simples e eficiente de reduzir a transmissão de doenças é a higiene das mãos. Quando a lavagem não é feita de maneira adequada, contribui para o surgimento de cerca de 50% das doenças transmitidas pela alimentação. 

Apesar dessa importância, uma pesquisa realizada pela Michigan State University, nos Estados Unidos, apenas 5% das pessoas lavam as mãos corretamente. O estudo foi baseado na observação de mais de 3.500 pessoas em banheiros públicos. 

Das pessoas analisadas, 33% não usaram sabonete, 10% sequer lavaram as mãos e apenas 5% lavaram as mãos por tempo suficiente para eliminar todos os germes que causam doenças. Em média, as pessoas lavaram suas mãos por apenas seis segundos. O tempo ideal é de 15 a 20 segundos de lavagem.

Veja algumas curiosidades sobre os resultados:

- 50% dos homens não lavaram as mãos, entre as mulheres este número foi de 7%;
- Apenas 50% dos homens que lavaram as mãos usaram sabonete, o número foi de 78% para as mulheres.
- O número de pessoas que lavaram as mãos foi menor em situações em que a pia estava suja;
- A lavagem das mãos foi mais prevalente pela manhã, o que sugere, segundo os pesquisadores, que pessoas que saíram à noite estavam mais relaxadas e a lavagem das mãos deixou de ter importância;
- As pessoas estavam mais propensas a lavar as mãos se houvesse um sinal de encorajamento presente.

Entenda a importância e confira algumas dicas: 
      

  •  Há três situações em que jamais podemos deixar de lavar as mãos: após ir ao banheiro, antes e depois de comer e após assoar o nariz. Desta forma, imunizamos o nosso corpo dos coliformes fecais que causam diarreia e dos microorganismos que surgem com a limpeza do nariz. Além disso, é importante lavar as mãos antes das refeições para que as bactérias não sejam levadas a boca. 
  •   O sabonete em barra, ao formar rachaduras, pode abrigar bactérias. A própria água da saboneteira, somada aos restos que se dissolveram, também é criadouro para os microorganismos. Por isso, prefira a versão líquida.
  •  Lavar bem as mãos e enxugá-las num tecido que já foi usado dezenas de vezes, por pessoas diferentes, é pior do que ficar sem se lavar. A toalha de pano, mantida úmida e num ambiente sem sol, é abrigo certo par os microorganismos. Tenha sua própria toalha ou só use papel descartável para enxugar suas mãos.
  •   A não ser que você esteja pensando em hidratação e outros benefícios, além da limpeza, pode usar qualquer sabonete que faça espuma para lavar as mãos, sem medo de errar. A higiene é resultado da sua ação de esfregar as palmas, o dorso e a região entre os dedos. Com a ajuda da espuma, o sabão retira a camada de oleosidade superficial da pele, onde se acumulam as bactérias.
  •  Dedique atenção especial para a área embaixo das unhas. O problema está na quantidade de microorganismos que fazem morada nesses cantinhos: o número é muito maior em relação àqueles que vivem sobre a pele.
  • Da mesma forma que a água e o sabão, o álcool gel deixa suas mãos limpinhas. O único desconforto é que, após dois ou três usos, as mãos começam a ficar pegajosas, por isso conte com o produto somente em casos de emergência.
  • Enxague bem as mãos ao final da lavagem. Por melhor que seja o sabonete da sua casa, o papel dele é somente fazer espuma e retirar a camada superficial de oleosidade - onde pode haver bactérias. Deixar um restinho do produto nas mãos só vai ressecar a pele, não traz nenhum benefício.


Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário: