sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher – Reconhecimento, uma luta de todos os dias




Neste Dia Internacional da Mulher, aproveito para lembrar que, apesar de inúmero avanços no reconhecimento dos direitos da mulher, ainda há casos de discriminação em praticamente todos os setores sociais.
Não é mistério – estão aí as estatísticas para provar – que trabalhamos mais e somos remuneradas de menos, em dupla ou até tripla jornada. A sociedade nos exige juventude eterna, nos dita modos e comportamentos, ignorando outras virtudes que nos fazem humanas intelectualizadas e capazes.
Mesmo passado tanto tempo do reconhecido direito à igualdade de oportunidades, a verdade é que ainda somos classificadas em quotas para sermos inseridas em determinadas esferas da vida pública e da sociedade. Mas, mesmo assim, muitas vezes, como coadjuvantes e não como protagonistas.
Reconheço que estamos a experimentar a oportunidade pioneira de termos uma mulher no exercício do poder supremo da Nação. Constitui-se num desafio inédito, pois os olhos críticos serão mais críticos do que nunca. Erros poderão ter uma visão superlativa por pura discriminação.
Sei que preconceito e discriminação fazem parte das fraquezas humanas, saná-las somente com o conhecimento, tolerância e mesmo educação. O desafio está justamente em mesclar tudo isso e transformar num desejo verdadeiro de fazer mudar o comportamento discriminatório. Ou seja, transformar em justiça. Esse é o grande desafio de toda sociedade, homens e mulheres.
Por Cristiane Brasil

Nenhum comentário: