quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prepare-se para o verão



A estação mais quente do ano está chegando e nós, cariocas, privilegiados por termos praia e natureza, estamos na expectativa! Porém, neste período do ano a atenção deve ser redobrada, pois com o sol forte e a maior frequência de exposição, devemos tomar os devidos cuidados com a pele.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você se proteger e aproveitar o verão da melhor maneira.

Creme, gel ou spray?
Os filtros solares se apresentam em três versões: creme, gel ou spray, que você pode escolher de acordo com o seu perfil. O creme é mais eficaz, porém mais oleoso. Em relação ao filtro em gel, é preciso aplicá-lo de forma delicada. Esta é a opção menos oleoso, ideal para o rosto. Já o spray, é mais prático, mas mais difícil de mensurar a quantidade.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que cremes e géis devem ser aplicados de acordo com a medida de seis colheres de chá para o corpo todo: uma para o tronco, uma para as costas, uma para cada perna, ½ colher para cada braço e ½ colher para o rosto.

Fator de proteção solar, o FPS
Há pouca diferença no potencial de proteção UV entre os fatores de proteção solar. O filtro FPS 15, por exemplo, protege contra 93,3% dos raios UV-B, enquanto o fator 30 barra 96,7%. A diferença está no tempo de proteção, quanto maior o FPS, maior o tempo que protege.

Mas como escolher o FPS? A regra é simples: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o fator. As pessoas de pele escura não devem usar um filtro solar com fator menor do que 15 para evitar o envelhecimento acelerado provocado pelos raios de UV.

Cuidados especiais
- Lembre-se de se hidratar com frequência nos dias quentes.
- Não deixe de passar o filtro solar diariamente, mesmo quando não está na praia ou na piscina.
- Bonés e óculos escuros também contribuem para minimizar os efeitos do sol.

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Fonte: IG

Nenhum comentário: