quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Você sabe identificar o tipo de dor nas suas articulações?


Saber diferenciar a origem da dor nas articulações pode contribuir – e muito- para a direcionar o tratamento adequado.  Independentemente da doença, a consulta ao médico é necessária para obter ajuda profissional caso a dor se prolongue por mais de três semanas.

Para fortalecer os músculos que sustentam as articulações, é importante praticar exercícios e cuidar da postura. Se manter em posições que sobrecarregam as articulações por um longo período de tempo é prejudicial, pois força o membro, aumentando a dor. Em fases mais críticas das dores, os médicos recomendam o uso de gelo, que funciona como analgésico.

Entenda as características de cada doença:

Reumatismo: Ao contrario do que muitos pensam, não é exclusiva da terceira idade. A doença tem mais de 100 variações que podem surgir em todos os períodos da vida. Além disso, o reumatismo pode atingir todas as estruturas ligadas às articulações como tendões, ligamentos, músculos, cápsulas e bursas.

Tendinite: É uma inflamação no tendão gerada, na maioria das vezes, por uma sobrecarga nesta região. Ela surge em membros como ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos e tornozelos.

Bursite: Esta também é uma inflamação, mas na bursa, que fica entre o tendão e o osso. A dor é pontual e pode variar entre pontadas e queimação.

Atrite: É uma inflamação que costuma ocorrer nas duas mãos, nos dois pés, nos dois joelhos ou nos punhos. A dor é constante, podendo gerar pontadas e deixar o local quente. A doença limita os movimentos. Se a duração da dor, sem qualquer cuidado médico, for maior do que três meses, a pessoa pode ter a articulação prejudicada, deformada ou ter dificuldades de realizar tarefas.

Artrose: É o desgaste das articulações, sendo mais comum nos joelhos, mãos e coluna. Uma vez degradadas, elas não se regeneram. Em muitos casos, a cartilagem fica fina, diminuindo a capacidade de amortecimento de impactos. Para prevenir a artrose, é preciso fortalecer o músculo. O tratamento é feito à base de ácido hialurônico na região prejudicada para diminuir a inflamação e lubrificar a articulação.

Gota: A doença é provocada pelo excesso de ácido úrico no sangue. As dores surgem de uma hora para outra de forma intensa, o local fica vermelho, inchado e quente. A dor costuma durar entre 3 e 7 dias. O tratamento consiste na alimentação correta e o controle do ácido úrico. É preciso ficar atento, pois , se não tratada, a gota pode deformar as articulações e causar uma artrose secundária. O controle da doença é para o resto da vida e, quem segue corretamente, dificilmente tem crises.

Equipe Cristiane Brasil

Fonte: Bem Estar – G1

Nenhum comentário: