segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A terceira idade e a internet




A terceira idade está cada vez mais conectada. Mesmo com as dificuldades apresentadas por este novo universo, o público idoso está aprendendo a navegar na internet, trocar e-mails e entrar nas redes sociais. 

A disposição dos idosos é grande e há sempre muita força de vontade para aprender. Desta forma, os interessados se inserem no momento atual do mundo, conectando-se com diversas partes do planeta e encurtando as distâncias, tornando aquele “bicho de sete cabeças” em algo fácil de manusear. 

De acordo com dados de todo o Brasil, os internautas idosos são compostos de homens e mulheres com renda média de R$3.000 – maior do que a média dos internautas em geral. Destes, 78% têm casa própria e 35% estiveram no exterior, pelo menos, três vezes desde 2010. 

As estatísticas mostram ainda que os homens usam mais o computador do que as mulheres nesta faixa etária. Os motivos mais comuns para navegar na rede são para acessar notícias, sites de bancos e de viagens. 

Pode parecer fácil pra os jovens, mas entrar no universo online é um desafio para a terceira idade. O medo e a falta de intimidade com a ferramenta são barreiras que precisam ser ultrapassadas com calma e paciência através de instruções para construir um aprendizado. 

Impotentes diante da máquina, os idosos sempre recorrem à ajuda dos jovens quando precisam do computador, da internet. Por isso fica aqui a nossa dica: que tal ajudar seu pai/ mãe, avó/avó a se conectar?  Será uma ótima chance de estimulá-lo a aprender sempre mais!

Um abraço,
Equipe Cristiane Brasil

Nenhum comentário: