segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Saiba mais sobre a Menopausa



Quando as meninas menstruam pela primeira vez elas sofrem uma série de alterações em seus corpos e iniciam um ciclo de ovulações mensais que termina com a chegada da menopausa. Até hoje a menopausa é um assunto que gera dúvidas, não só nas mulheres que estão passando por isso, mas também em todos que a cercam, que acabam tendo dificuldades para lidar com os sintomas que elas apresentam.

Menopausa é a última menstruação da mulher e ocorre em média aos 50 anos, durante o climatério, período de transição entre fase reprodutiva e a pós-menopausa. As mulheres apresentam diferentes sintomas nessa fase, como ondas de calor acompanhadas de transpiração, tonturas e palpitações, depressão, irritabilidade, diminuição da libido, aumento da porosidade dos ossos, ganho de peso, entre outros. 

Para quem está passando por essas alterações há maneiras de amenizá-las, beber muita água, usar roupas leves e procurar frequentar ambientes arejados, evitar o consumo de cigarro e álcool, fazer refeições mais leves, desenvolver e manter bons hábitos de sono, praticar exercícios são algumas ótimas opções. Importante sempre consultar um médico, em alguns casos há orientação para reposição hormonal.

Equipe Cristiane Brasil

Nenhum comentário: