quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A importância do cuidador para o idoso


O cuidador de idosos é um profissional cada vez mais requisitado e que tem uma função muito importante em relação ao bem estar físico e emocional do idoso. Entre as funções executadas por este profissional está a administração de medicamentos, a prevenção de acidentes domésticos, diagnósticos de dificuldades e a promoção da inserção social do idoso.

Para desenvolver a função, a pessoa deve ser qualificada, pois o idoso exige cuidados específicos que necessitam de conhecimentos especiais. O Senac Rio e a Cruz Vermelha oferecem cursos para cuidadores de idosos que têm como objetivo criar competências profissionais para cuidar e dar assistência aos idosos em diferentes atividades.

A necessidade de contratar um profissional para prestar assistência ao idoso surgiu a partir do aumento da expectativa de vida da população, da diminuição do tamanho das famílias e da entrada da mulher no mercado de trabalho. Nestas condições, tornou-se importante ter uma pessoa preparada para cuidar das pessoas da terceira idade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. A comparação vai além: em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, e em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens. Isso porque a esperança de vida ao nascer saiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007, ainda de acordo com o órgão.

Além de cuidar do idoso, o profissional deve se preocupar com ele mesmo, já que o trabalho exige bastante dedicação e envolvimento do profissional. Por isso, é importante utilizar o tempo livre para espairecer e ter atenção com a própria saúde, do contrário, não poderá cuidar de outra pessoa.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos profissionais que se dedicam a cuidar de pessoas idosas e que desenvolvem esta bela atividade com carinho e respeito!

Dicas importantes para o bem estar do cuidador:
- Cuide também de você. Uma pessoa doente ou esgotada não consegue cuidar de alguém.
- Tenha um estilo de vida saudável. Faça exercícios, cuide do seu bem estar e alimentação.
- Visite o médico regularmente, tenha tempo para cuidar da sua saúde.
- Não tenha um ritmo de trabalho muito pesado. Ninguém aguenta trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Aproveite as folgas, finais de semana ou férias para descansar. Relaxe e procure fazer atividades diferentes.
- Você precisa de apoio para cuidar do idoso, tenha ao seu lado amigos, familiares e profissionais.




Equipe Cristiane Brasil

Nenhum comentário: