segunda-feira, 30 de julho de 2012

Adaptações nas casas são benéficas aos idosos



Boa parte dos acidentes com os idosos ocorre dentro da própria casa. Por isso, medidas simples podem evitar imprevistos e contribuir para a qualidade de vida de cada um deles. Veja como você e sua família podem colaborar com o bem estar dos familiares na terceira idade:

- a cama deve ter cabeceira que permita que a pessoa se recoste e altura para que o idoso firme os dois pés no chão ao sentar na beirada, contando o colchão.

- o abajur ou luminária deve ter fácil acionamento e estar posicionado junto à cama. Também é importante que o aparelho tenha controle de luminosidade, a transição entre o claro e os escuto não pode ser brusca. Além disso, botões difíceis de encontrar atrapalham quem precisa levantar no meio da noite.

- o criado mudo deve ser fixado a 10cm acima da altura da cama e ter pontas arredondadas.

- o trajeto deve ser desobstruído, sem tapetes, fios e outros obstáculos.

- deixe sempre uma luz acesa durante a noite para evitar acidentes no percurso até o banheiro, por exemplo.

- coloque pisos ou tapetes antiderrapantes nos banheiros.

- poltronas e sofás devem ter braços e profundidade que permita ao idoso apoiar os pés no chão.

- caso a residência possua escadas, os degraus devem ter todos o mesmo tamanho. Além disso, o corrimão deve ficar dos dois lados, começando um pouco antes da escada e terminando depois.

- os armários e a estantes devem ficar à altura da mão para evitar abaixar ou subir em escadas ou banquinhos para alcançar utensílios.

Dicas simples, mas que fazem bastante diferença no dia-a-dia! Que tal experimentar na sua casa?

Um abraço,
Cristiane Brasil


Fonte: Delas.IG

Nenhum comentário: