sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dia Mundial de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa


O dia 15 de junho é dedicado ao combate a violência contra a pessoa idosa. Esta é uma causa muito importante para nós, que defendemos a terceira idade e lutamos por condições de vida dignas para estas pessoas.

Quando falamos em violência, contemplamos diferentes tipos de agressões, sejam elas físicas ou emocionais. O idoso necessita de cuidados e atenção de forma respeitosa, sem ferir sua integridade. Nós precisamos combater atitudes desta natureza!

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República entre os meses de dezembro de 2010 e 2011, o Disque 100 Idoso recebeu mais de 44 mil denúncias de violência contra pessoas da terceira idade. Os atos envolviam agressão, abuso sexual e exploração econômica.

Devemos aproveitar a presença das pessoas mais velhas para conversar e aprender, pois têm tanta experiência de vida a nos passar, incentivá-los a praticar atividades prazerosas, zelar por seu bem estar e saúde. Envelhecer não significa parar no tempo! Podemos colaborar para que eles vivenciem esta etapa da melhor maneira possível.

Outro ponto importante e que deve ser visto de forma positiva é que a nossa população está cada vez mais velha. Isso porque o país está melhorando suas condições e as pessoas estão vivendo mais. Por isso, devemos trabalhar para que este aumento da expectativa de vida represente também viver com qualidade.

Estamos juntos nesta luta!

Um abraço,
Cristiane Brasil

Nenhum comentário: