quinta-feira, 5 de abril de 2012

OMS alerta para um mundo com mais idosos do que crianças

Matéria da Veja noticia que em 2050 haverá cerca de 400 milhões de idosos com mais de 80 anos, frente aos 14 milhões que havia em meados do século XX. O dado preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS), pois, em questão de anos, o mundo terá mais idosos de 60 anos que crianças com menos de 5, segundo o relatório da entidade. O estudo é base para a campanha da OMS deste ano, a ser deflagrada a partir do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), com o lema: "Uma boa saúde acrescenta vida aos anos". 

O aumento do número de idosos , destacado no relatório da OMS, deve-se ao fato de países pobres e emergentes terem se juntado no envelhecimento populacional à Europa, Japão e América do Norte, onde este fenômeno acontece há tempos. O estudo compara o que aconteceu na França, onde se passaram mais de 100 anos para que a porcentagem de idosos acima de 65 anos passasse de 7% para 14% da população, enquanto que, no “Brasil, China e Tailândia, esse mesmo caminho demográfico foi percorrido em apenas 20 anos”.

A OMS alerta para o fato de que os sistemas de prevenção, sociais e de saúde, precisam adequar suas políticas públicas para a realidade de populações mais envelhecidas. O mundo caminha para ter mais velhos que crianças, e as consequências do que isto pode representar nas sociedades são incógnitas e desafiadoras para todos, alerta a OMS.

O objetivo da Organização Mundial de Saúde, com esta campanha, é também reinventar o envelhecimento, mudar as atitudes e percepções sociais, para que a sociedade respeite melhor os idosos. Segundo essa organização vinculada à ONU, a saúde precária não é a única preocupação das pessoas na medida em que envelhecem - há ainda os estereótipos em razão da idade, o que dificulta uma plena participação social.

Acrescento apenas que a prefeitura do Rio é vanguarda em políticas de prevenção de sua população idosa, pois são inúmeros os projetos de inclusão, ressocialização e qualidade de vida. Acredito que o investimento no bem-estar do idoso, incentivando a participação de toda a sua família, é condição básica para um envelhecimento saudável. E é neste sentido que dedico todo o meu esforço.

Um comentário:

Jota Effe Esse disse...

FÉRIAS DO APOSENTADO
Proposta a ser transformada em lei pelo Congresso Nacional.
Quando estávamos trabalhando tínhamos direito ao décimo terceiro e férias. Depois de aposentados ficamos somente com o décimo terceiro, perdemos o direito a férias. E não era um direito adquirido? Sabe-se que a renda do aposentado não dá para cobrir suas despesas com os tratamentos e remédios que precisa, e às vezes ainda sustentar pessoas da família sem renda, como os netos, por exemplo. Sabendo-se que parlamentar tem 14º e 15º salários (com outros nomes, é claro), essa não é uma proposta indecente.
Então por que não criar as Férias do Aposentado a serem pagas pelo INSS no mês em que ele aniversaria, e receberia dois salários nesse mês. A origem dos recursos seria a mesma de todos os gastos públicos: O Orçamento da União, e seria uma forma justa de distribuição de rendas, que talvez até permitisse ao coitado fazer aquele passeio com que sempre sonhou, mas nunca conseguiu.
Jota Effe Esse.
Cristiane, venho pedir sua aprovação a essa ideia. Meu abraço.