quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher é o meu nome...

Oito de março, Dia Internacional da Mulher. Conseguimos muito, é verdade. Na política, nas artes, no mercado de trabalho, praticamente em todos os campos, a mulher soube ocupar o espaço que lhe é devido no progresso e na história da humanidade.

Porém, ainda há muito no que avançar, pois a realidade atual da mulher brasileira ainda é repleta de fatos que envergonham a todos, não só a nós mulheres, mas a toda sociedade. Pois, ainda somos submetidas a vexames quando vamos registrar alguma violência doméstica, quando reclamamos atenção, quando sofremos estupro, quando passamos fome, quando trabalhamos mais e ganhamos menos que os homens, quando imploramos amor e reconhecimento....

Sabemos que a sociedade é machista e valoriza a figura do homem como senhor de todas as engrenagens que movimentam o mundo. Mas e nós, parceiras de todos os momentos? Queremos apenas ser tratadas realmente como parceiras e não como coadjuvantes no cenário da vida. Vida esta que só a nós - brindou-nos Deus - a possibilidade de gerar!

Que privilégio - quase divino - é o nosso, pois à mulher cabe perpetuar a vida, juntamente com o homem, é claro. Juntos. Eu disse juntos, sem disputas ou discriminações. Não temos nem autonomia sobre o nosso próprio corpo, pois devemos sempre alguma satisfação moral ou social.

Com disse - e repito - é preciso avançar no reconhecimento de que somos capazes de ajudar a transformar a sociedade, perpetuando a igualdade e a justiça para todos, independente do gênero. De qualquer forma, parabéns, mulher brasileira, pelo o que você é e representa!!!

Para completar, transcrevo uns versos de autor desconhecido, que retratam um pouco do que somos.

Meu nome é MULHER!

Eu era a Eva
Criada para a felicidade de Adão
Mais tarde fui Maria
Dando à luz aquele
Que traria a salvação
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou pai, mãe, arrimo de família
Sou caminhoneira, taxista,
Piloto de avião, policial feminina,
Operária em construção ..
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER !!!

Nenhum comentário: