sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Copacabana - Capital turística da terceira idade



Mais uma vez a Prefeitura do Rio inova ao incentivar o turismo e, ao mesmo tempo contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos em nossa cidade. Já está em vigor o decreto que declara o bairro de Copacabana como “Capital Turística da Terceira Idade”.

Como sabemos, a Cidade Maravilhosa é reconhecidamente a capital da Terceira Idade, e Copacabana, além de sua natural vocação turística, concentra o maior numero de idosos do município do Rio. Portanto, nada mais adequado e justo de simbolizar a região como referência da responsabilidade pública para com o público da Melhor Idade.

Entre as ações previstas no decreto estão incluídas parceria com o governo estadual, referente à Delegacia de Atendimento à Pessoa Idosa, obras de adequação do espaço público à população idosa, tais como: construção de rampas e homogeneização de calçadas; instalação e manutenção de banheiros públicos nos postos de salvamento da orla de Copacabana e nas praças e logradouros públicos onde acontecem os projetos para os idosos. Ao mesmo tempo, deverão ser assegurados o pleno funcionamento de projetos, ações e equipamentos municipais voltados para a população idosa daquela região, como Academias da Terceira Idade, Projeto Qualivida e Casas de Convivência.

O decreto prevê também que Secretaria Especial de Ordem Pública implementará Unidade de Ordem Pública – UOP no bairro de Copacabana, voltada, dentre outros objetivos, para assegurar a manutenção da ordem pública, a desobstrução dos espaços públicos irregularmente ocupados e, também, a melhora da qualidade de vida da população idosa que reside ou usufrui turisticamente do bairro. Até a Guarda Municipal passará por reciclagem, com a inclusão no curso de formação de disciplina que contenha os Procedimentos Operacionais Padrões para Tratamento e Abordagem Adequados à População Idosa.

Fica criado também o selo “Empresa Amiga do Idoso”, que será atribuído às empresas e instituições localizadas no bairro de Copacabana e arredores que se adequarem aos requisitos de infraestrutura e serviços exigidos pela Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida – SESQV e pela Secretaria Especial de Turismo, mediante resolução conjunta. Para tanto, a Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida – SESQV capacitará servidores públicos para certificar as empresas, instituições e pontos turísticos aptos a receber o turista idoso.

Caberá à Secretaria Especial de Turismo oferecer atendimento especializado para a população idosa nos Postos de Informações Turísticas existentes no bairro de Copacabana, bem como deverá introduzir no Guia Rio capítulo específico voltado para o turista idoso, com indicação dos hotéis, restaurantes e locais turísticos que possuam o selo “Empresa Amiga do Idoso”. Fica criado também o Conselho de Políticas de Turismo para o Idoso, cujo objeto é a elaboração de metas, diretrizes e políticas públicas de fomento ao turismo da população idosa no bairro de Copacabana.

Até a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego - CET-RIO - deverá tomar as medidas necessárias para assegurar que a população idosa possa atravessar as ruas com segurança, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Guia Cidade Amiga do Idoso, elaborado pela Organização Mundial da Saúde.

Ou seja, trata-se de uma medida que integra várias secretarias e órgãos municipais em ações em prol dos idosos. O que demonstra a determinação da prefeitura do Rio em promover políticas públicas verdadeiramente cidadãs, que, com certeza, refletirão na melhoria da qualidade de vida dos cariocas com mais de 60 anos. Afinal, a sociedade está envelhecendo rapidamente, e o Poder Público tem por obrigação responder às necessidades desta nova realidade. E a Prefeitura do Rio não está alheia às suas responsabilidades para com esta parcela da população, que é a que mais cresce, atualmente. Com políticas públicas adequadas, a Prefeitura do Rio vem cumprindo com sua missão. Parabéns Prefeitura do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Edithe Vargas disse...

não esquecer que as calçadas stão com as pedras portuguesas soltas e que fazem muitas vitimas, incluindo jovens...tem q ter mais manutenção...

Paulo disse...

seria interessante que os benefícios viesesm para outros bairros do rio e não so para copacabana...