quarta-feira, 15 de junho de 2011

'Não' à violência contra idoso

Hoje é o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. É inacreditável, mas, apesar dos avanços na legislação e das políticas públicas que protegem o idoso, abusos e agressões ainda fazem parte do cotidiano de muitos.

A violência contra vovôs e vovós, porém, foge ao padrão tradicional dos crimes urbanos dos quais tomamos conhecimento no dia-a-dia. É que, na maioria das vezes, o crime acontece no ambiente doméstico, já que, segundo registros oficiais, são parentes de primeiro grau ou cuidadores os principais agentes agressores.

Outra característica é que são crimes invisíveis aos olhos das autoridades, pois muitas das vítimas se recusam a denunciar, temendo perder o pouco do laço familiar que lhes restam. São inúmeros furtos e roubos de pensões e aposentadorias, agressões e maus-tratos que não fazem parte dos registros oficiais de violência contra o idoso.

Contra esta trágica realidade é que devemos lutar e denunciar sempre. Digo e repito: se o crime é silencioso, façamos barulho denunciando aos órgãos competentes ou à primeira delegacia. E aqui vão alguns contatos das entidades que lutam pelo idoso:
  • Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) da Prefeitura do Rio: 2976-3711
  • Prefeitura do Rio: 1746
  • Delegacia de Atendimento à Pessoa de 3ª Idade (DEAPTI): 2333-9272
  • Polícia Militar: 190
  • Ministério Público-RJ: 127

Um comentário:

marilia campos disse...

e mais pura verdade...tem filho e netos roubando pais e avós e ninguém toma provid~encia... como disse é preciso denunciar sempre.