quarta-feira, 8 de setembro de 2010

OMS alerta, mais uma vez, para o perigo das quedas na terceira idade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou, na semana passada, novo estudo que só confirma o que especialistas já vêm discuntindo há tempos, um assunto do qual eu tanto falo aqui no blog e no meu site: as quedas na vida idosos são, de fato, um divisor de águas. Confira aqui algumas dicas de prevenção, publicadas neste blog em junho deste ano. Saiba mais dobre o estudo da OMS:

Terceira idade, maior vítima de quedas que levam à morte

Estudo da OMS revelou que mais de 37 milhões de tombos graves são registrados todos os anos; a maioria das vítimas fatais tem mais de 65 anos.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde, OMS, sugere que pessoas na terceira idade são as maiores vítimas de tombos fatais. As quedas são a segunda maior causa de morte acidental em todo o mundo.

De acordo com a pesquisa da OMS, divulgada na terça-feira, todos os anos, mais de 37 milhões de pessoas sofrem tombos graves e precisam ser hospitalizadas. Oito de cada 10 acidentes ocorrem em países de rendas baixa e média. A maior parte dos óbitos por queda ocorre entre a população com mais de 65 anos.

Prevenção

A OMS recomenda aos governos que revejam estratégias de prevenção com foco na educação, treinamento e criação de ambientes seguros para a terceira idade. Para a agência, o assunto se tornou um problema de saúde pública.

Com base numa política implementada no Canadá, o estudo revelou que estratégias de prevenção ajudariam a reduzir 20% dos acidentes entre crianças com menos de 10 anos. Crianças e jovens também são vítimas de tombos, mas na maioria dos casos, existem maiores chances de recuperação.

As quedas fatais matam 424 mil pessoas por ano.

Fonte: Site da ONU

Nenhum comentário: