segunda-feira, 22 de março de 2010

22 de março: Dia Internacional da Água

Neste Dia Internacional da Água, o momento está mais para lamento do que comemoração, já que o desperdício e a falta da consciência pela preservação deste que é o maior bem natural do planeta ainda fazem parte do dia-a-dia da maioria dos povos.

Essencial à vida, a água não é um recurso infinito, pois, apesar de dois terços do planeta ser coberto por água, 97,5% é salgada, com apenas 2,5% de água doce, sendo que grande parte deste volume está congelado nos pólos e nas cordilheiras, restando somente 0,04% para a sobrevivência humana e de todas as demais espécies.

Ao mesmo tempo, a demanda por água não pára de crescer, pois a população mundial já passa de 6,5 bilhões indivíduos, fazendo com que as previsões de escassez se tornem cada vez mais próximas da realidade dos povos. Alguns cientistas prevêem, inclusive, que os conflitos se darão por conta da falta de água no mundo. E isto não está longe de ocorrer.
Portanto, nunca é demais lembrar que sabendo usar, não vai faltar. Para isso, é fundamental cada um fazer a sua parte, não contribuindo com o desperdício, sob pena de nossos filhos e netos sofrerem as conseqüências.

Nenhum comentário: