terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Condomínios de Idosos


Aos poucos, o poder público vem despertando para a necessidade de implementar ações adequadas à população idosa das cidades. Na área da habitação popular, por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo desenvolvem projetos de conjuntos residenciais especialmente projetados à parcela carente da população da terceira idade.

O programa "Vila dos Idosos" (foto), de São Paulo, foi até premiado em concurso de melhores experiências em gestão e infraestrutura da Caixa Econômica Federal, pela criatividade e ineditismo arquitetônico do projeto, que conseguiu harmonizar mobiliário urbano com convívio social dos moradores idosos. Além da mobilidade proporcionada por rampas e espaços amplos, assistentes sociais acompanham o dia a dia dos moradores.

Aqui no Estado do Rio, as cidades de Volta Redonda e Conceição de Macabu foram as escolhidas pelo governo do estado para implementarem as “Vilas da Melhor Idade”, projeto de conjuntos residenciais totalmente adaptados a idosos carentes, onde, além de moradia digna, os moradores terão serviços de saúde e integração social. Embora sejam projetos-piloto, beneficiando ainda um pequeno número de idosos, o importante a destacar é a mudança de postura do poder público para com a população idosa, que é a que mais tem crescido nas últimas décadas. Afinal, a expectativa é de que no ano de 2025, mais de 15% da população brasileira tenham mais de 60 anos.

Acho que, cada vez mais, a sociedade tem pressionado as autoridades a desenvolverem políticas de acordo com suas reais necessidades. E, em todas as áreas, não só da habitação, bem como da saúde, educação, transporte etc. também deverão se adequar à terceira idade, que a cada dia, ganha mais qualidade de vida.

E é justamente na qualidade de vida que as políticas públicas devem ser direcionadas. Não apenas à Terceira Idade, mas também e principalmente aos mais e menos jovens, no sentido de prepará-los para um longevidade saudável, ativa e participativa. É este conceito que procuro difundir aqui no Rio de Janeiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma experiência arquitetônica louvável para idosos. Todos os prédios deveriam ter acessibilidade para velhos e também para dependentes físicos. Pena que poucas autoridades tem essa preocupação. Mauro Cruz

Anônimo disse...

É uma experiência arquitetônica louvável para idosos. Todos os prédios deveriam ter acessibilidade para velhos e também para dependentes físicos. Pena que poucas autoridades tem essa preocupação. Mauro Cruz

Walter Miranda, moro em Itaguaí disse...

será que há lançamentos de governo para os idosos morarem? não seria bom se tambem os empresários vizassem este mercado?