quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pesquisa americana diz que serviço voluntário ajuda a prevenir demência na velhice

Deu na imprensa que uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins Bloomberg revelou que fazer serviço voluntário, como cuidar de crianças, ajuda a retardar ou até mesmo reverter a perda de memória na velhice.
Segundo a notícia, “a partir da análise de exames de ressonância magnética, os pesquisadores observaram que idosos que participaram de um programa de acompanhamento de crianças tiveram ganhos em regiões-chave do cérebro que atuam em habilidades cognitivas importantes para o planejamento e organização da vida cotidiana”.
O estudo é o primeiro de seu tipo a demonstrar que trabalhar em programas sociais estimula a capacidade cognitiva. Ele foi publicado na edição deste mês da revista "Journals of Gerontology: Medical Sciences". Pela metodologia, os idosos voluntários participavam em aulas de apoio às crianças de escolas públicas de Baltimore.
A matéria diz que “o estudo acompanhou 17 mulheres com idade a partir de 65 anos, avaliadas no momento da admissão e novamente seis meses mais tarde. Passaram por investigação com ressonância e testes de função cognitiva”. Os resultados revelaram que a ocupação fez com que houvesse melhora na função cognitiva, por conta da maior atividade cerebral.
A verdade é que tal pesquisa só vem a comprovar que se manter atuante, mesmo após aposentadorias, seja qual for a atividade, só faz melhorar a qualidade de vida do idoso. O importante é ter esta consciência. Pena que a sociedade brasileira ainda patina em oportunidades para que os cidadãos idosos continuem participando do processo produtivo. Mudar isto é um desafio e deveria ser um compromisso para toda Nação. Esta é uma das minhas lutas.
(Fonte: O Globo)

2 comentários:

Ângela Martins, professora do Méier disse...

Cara Cristiane, concordo que uma ocupação serve como terapia para os idosos. Ele acaba se sentindo útil e melhora a auto-estima, além de evitar males, como a depressão. Ângela

Fernanda disse...

O serviço voluntário faz bem em todas as idades. É claro que para os idosos o serviço voluntário funciona mais que apenas uma ocupação e muitas vezes serve a própria qualidade de vida do idoso.