quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mulher petebista em primeiro lugar II

Dentro da reforma eleitoral, foi aprovado esta semana, pela comissão de Constituição e Justiça do Senado, o destaque da senadora Lúcia Vânia, que aumenta de 5% para 10% a cota do fundo partidário destinado a incentivar a participação da mulher na política.
Considero uma notícia animadora, sim, mas a comemoração virá depois que a medida passar em votação tanto no Senado quanto na Câmara. Lembro que desde o início da discussão da reforma eleitoral as mulheres tentam garantir o percentual de 10% das cotas do fundo partidário, mas no final das contas a Câmara dos Deputados acabou aprovando o projeto concedendo apenas 5% para a causa feminina.
Graças à firmeza das senadoras Lúcia Vânia e Serys Slhessarenko, os senadores se sensibilizaram e retomaram a versão original. Esta foi uma grande vitória, mas a mobilização das mulheres que lutam pela ampliação de seus espaços nas estruturas político-partidárias não pode parar. Ainda faltam algumas votações, e até lá esta deve ser uma causa pluripartidária a envolver e unir mulheres de todos os partidos, cores e ideologias.
É preciso não esquecer que a representação política feminina ainda é inexpressiva no Brasil, e mesmo com a aprovação deste projeto de reforma eleitoral, os homens ainda estarão na posição de donos de 90% das verbas e 70% das candidaturas. Nós que militamos na vida pública infelizmente nos deparamos com a realidade de que, apesar das mulheres representarem 51% da população brasileira, a participação feminina nos postos de comando dos partidos políticos ainda é inexpressiva.
O PTB, porém, luta para que esta realidade seja diferente, pois está na vanguarda do processo de formação e treinamento das mulheres para a política partidária e para as eleições. Aqui nós estimulamos o profissionalismo feminino, o treinamento para transformar as mulheres em dirigentes partidárias com capacidade de tomada de decisões. O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, segue esta diretriz e nos estimula diariamente a buscarmos a ampliação de nossos espaços nas estruturas de poder.
Com o aumento de nossa participação na divisão do bolo do fundo partidário, conseguiremos implantar o projeto petebista de garantir pelo menos 30% de participação feminina não só para concorrer a cargos eletivos, mas também para compor as executivas dos diretórios estaduais e municipais, além do nacional. Como bem diz nosso presidente, mulher petebista em primeiro lugar.

Um comentário:

Roberta disse...

MUITAS MULHERES CAPAZES NÃO TEM A POLÍTICA COMO META!