segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Todos contra violência contra idoso

Todos sabemos que a violência faz parte do dia a dia das grandes cidades e atinge indistintamente toda população, onde os índices de criminalidade caem e sobem ao sabor dos registros das denúncias e da consequente repressão.

Porém, a violência contra o idoso foge aos padrões usuais e conhecidos por uma singular característica: o crime é essencialmente doméstico, cometido em sua maioria por parentes próximos, como filhos, sobrinhos e netos.

Trata-se também de um crime invisível aos olhos da sociedade, pois o próprio idoso ou idosa, vítima da agressão, evita denunciar pelo medo de perder a única referência familiar que lhe resta. Na verdade, para o idoso, muitas vezes, todo tipo de sofrimento é suportável, menos a solidão pelo abandono da família.

Apesar da violência fazer parte da vida de muitos vovôs e vovós, o Estatuto do Idoso e a crescente participação cidadã da sociedade fizeram com que também o Poder Público se engajasse no processo de reverter esta situação vergonhosa para todos.

Aqui no Rio, por exemplo, políticas públicas de apoio á população da Terceira Idade incluem desde projetos de inclusão social e melhoria da qualidade de vida até redes de proteção, com delegacias exclusivas para idosos. Já estão em funcionamento três das dez Academias da Terceira Idade (ATI) previstas até o final do ano, entre outros programas. E a segunda delegacia especializada de atendimento ao idoso está com estudos de implantação adiantados.

São medidas importantes, sim, mas estamos conscientes de que é preciso avançar mais, pois todo o esforço ainda é insuficiente para resgatar a dívida que a sociedade ainda tem para com sua população idosa. Se a violência contra a Terceira Idade é silenciosa, façamos barulho denunciando os crimes na primeira delegacia. Não nos esqueçamos que a omissão só ajuda aos criminosos.

6 comentários:

Renata Pinheiro disse...

Devemos apoiar e incentivar todas as medidas emanadas do Estado no sentido de garantir dignidade aos nossos idosos. Quem sabe num futuro próximo teremos uma sociedade mais justa e consciente do papel dos idosos que em algum momento nos criou, alimentou e agora só demandam um pouco de afeto e respeito, isto chama-se gratidão!

Carlos Wilson disse...

Antigamente, os mais velhos eram mais respeitados, e não havia nenhum estatuto do idoso.Falta educação mesmo.

Anônimo disse...

é violência contra idoso acabar com o projeto dos grupos de terceira idade, como aqueles de ginástica nas praças.Luzia Martins de Vila Isabel

Rubens Fonseca disse...

Respeito aos mais velhos é educação que se aprende em casa. Rb

LUIZA HELENA disse...

CONCORDO COM O RUBENS; FALTA EDUCAÇÃO AO POVO PARA TRATAR MELHOR OS IDOSOS..

Anônimo disse...

CONCORDO COM A RENATA DE QUE FALTA À SOCIEDADE MAIS RESPEITO E RECONHECIMENTO PELO TUDO QUE FIZERAM. FABIANO MUOSSO - FLAMENGO