quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Viva a vida

Já não é novidade que o Rio de Janeiro concentra, proporcionalmente, a maior população de idosos do País. E, com objetivo de satisfazer às demandas sociais dentro desta realidade, a Prefeitura do Rio criou a Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Trata-se de uma ampliação de serviços antes destinados somente à Terceira Idade, visando a prevenção e manutenção da vida saudável, onde o tema envelhecimento será tratado de forma mais ampla, desde a infância.
Neste sentido, um dos projetos que a Secretaria desenvolverá inclui, por exemplo, o ensino de matérias ligadas ao envelhecimento nas escolas municipais, com o intuito de educar nossos jovens sobre este processo natural, conscientizando-os desde o início da importância da prevenção.
Ainda para as crianças, haverá um projeto de combate à obesidade infantil, mal que cada vez mais atinge os cariocas e pode acarretar outros sérios problemas de saúde na maturidade. Vamos ainda espalhar pelo menos 30 tendas pela cidade, onde serão implementados diversos projetos de prevenção e de manutenção da vida saudável.
Repito que o objetivo é fazer com que os cariocas entendam que "o que a gente leva da vida, é a vida que a gente leva". Ou seja, para ter uma longevidade com saúde é preciso que nos preparemos desde criança.
Sabemos que é difícil mudar toda uma cultura da juventude eterna, massificada sobretudo pela mídia, mas é obrigação da autoridade pública promover políticas adequadas à realidade de que não somos mais uma sociedade tão jovem quanto éramos no século passado.
É um desafio que responsavelmente o prefeito Eduardo Paes também assumiu, e que compartilho com todos aqueles cariocas, cujo espírito da alegria de viver está presente em todos os cidadãos desta cidade, independente da idade.

Nenhum comentário: